Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site.
Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Dicas para Navegar com mais Segurança na Internet


É sempre bom estar atento quando navegamos pela Internet. Qualquer descuido pode significar prejuízo, pois os oportunistas e os golpistas são cada vez mais criativos e estão atentos aos costumes e usos que os internautas fazem dos recursos disponíveis.

 

A busca pela emissão de boletos para pagamento pode ser uma delas. Certifique-se que o ambiente que você navega esteja seguro.

 

O setor de Tecnologia da Informação da Unimed Bebedouro, preparou algumas dicas que podem ser úteis no seu dia a dia.

   

Dicas para Navegar com mais Segurança na Internet

 

É extremamente comum estarmos quase todo o nosso tempo conectados à internet, seja a trabalho, nas redes sociais, em jogos, buscando informações, serviços, etc., em contrapartida nossos dispositivos (computadores, smartphones, tablets, etc.) poderão ficar vulneráveis a contaminação de vírus¹, acarretando em sistemas danificados, captura de senhas de acesso, redirecionamento de sites, sequestro e/ou criptografia de dados, etc.!

 

¹ ”...Em informática, um vírus de computador é um software malicioso que é desenvolvido por programadores geralmente inescrupulosos. Tal como um vírus biológico, o programa infecta o sistema, faz cópias de si e tenta se espalhar para outros computadores e dispositivos de informática...”

Fonte: consulte o conceito completo em https://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%ADrus_de_computador

 

Diante do cenário, é indispensável a proteção contra os vírus de forma a evitar qualquer tipo de ônus ou dano, confira algumas dicas:

 

Fique por dentro:

Pesquise, leia, tenha interesse pelo assunto (segurança na internet, vírus, etc.) é fundamental perceber situações de risco, basta um clique em um link malicioso ou uma pesquisa em um site desconhecido para contaminar teu dispositivo. Quando for possível detectar claramente que houve algum problema, procure um especialista em tecnologia, pois são profissionais capacitados para resolver com o menor prejuízo possível.

 

Cuidado com as senhas:

Jamais salve qualquer senha, mesmo que seja seu dispositivo, senhas são restritas e de uso pessoal. A era digital e/ou virtual é fundamental e perigosa, basta um pequeno vacilo e você pode ter teus dados descobertos ou o equipamento contaminado!

 

Altere suas senhas:

Troque suas senhas periodicamente, isso potencializa a dificuldade para que ela seja descoberta, quando possível insira letras e símbolos. É muito comum usarmos a mesma senha por um longo tempo, lembre-se, isso é um grande risco!

 

Cuidado na instalação de programas:

É rotineiro na internet sermos redirecionados para algum tipo de instalação, se tiver dúvida, não instale! Na maioria das vezes esses programas podem estar contaminados. Sempre dê preferência por softwares de empresas renomadas no mercado.

 

Downloads:

Da mesma forma que abordamos o assunto de instalação de programas, os downloads também oferecem riscos! Baixar jogos, filmes, músicas, etc. devem ser feitos de forma seletiva, pois no ato do download pode ser baixado algum vírus e novamente causar grandes problemas. Sempre faça downloads de sites confiáveis e renomados.

 

Links:

Clicar em links suspeitos é uma das principais causas da contaminação por vírus! Preste muita atenção, todo cuidado é pouco, principalmente nas redes sociais. Assuntos diferentes, curiosos e engraçados pode ser uma grande armadilha para sua proteção contra vírus. Seja prudente, use do bom senso e pesquise sobre o assunto, pesquise formas com o intuito de arranjar uma fonte confiável para o episódio.

 

Antivírus:

Ele é uma das principais ferramentas de defesa contra os vírus. Ter um antivírus atualizado é fundamental para sua eficiência, atualize sempre que solicitado! Obviamente as versões pagas são mais robustas e proporcionam maior segurança, reveja também suas configurações de firewall, agregará muito valor a proteção do seu dispositivo.

 

Cuidado com as promoções na internet:

Propagandas de produtos com descontos astronômicos em sites desconhecidos ou até mesmo anúncios de que você foi o milionésimo a acessar aquele site, são sintomas de que o link é suspeito! Há grande possibilidade de um vírus contaminar seu computador.

 

E-mails e anexos:

Muito cuidado com e-mails falsos, é muito comum estar com assunto de foto, emprego, dinheiro, rastreamento de encomenda, etc. Jamais clique em links contidos no corpo do e-mail ou abra os anexos enviados por endereços virtuais desconhecidos.

 

Plug-ins:

São bastante comuns, nos proporciona a possibilidade de adicionar funções ao seu navegador, como por exemplo: baixar vídeos, adicionar feeds de redes sociais, etc. Porém muito cuidado, pois há diversas extensões maliciosas que contaminam seus dispositivos. Sempre opte por empresas confiáveis e renomadas! Fique atento aos APP’s, consulte as avaliações dos usuários na loja oficial de aplicativos do navegador. Cuidado com ferramentas gratuitas, pois estes serviços geralmente oferecem um risco maior.

 

Pop-ups:

Como melhor prática, configure seu navegador para bloquear as janelas pop-ups, desta forma ele sempre irá sugerir se você deseja habilitar o pop-up para o site que estiver acessando, lembre-se faça essa permissão apenas para sites conhecidos, de empresas confiáveis e renomadas, pois ao contrário seu dispositivo correrá o risco de ser contaminado.

 

Redes sociais:

Muito cuidado ao aceitar solicitações de convite, inicialmente poderá até parecer uma boa ideia, mas lembre-se que você estará compartilhando várias informações pessoais para pessoas desconhecidas! Seus dados privados poderão ser facilmente rastreados, evidenciando sua localização, emprego e até seu número de telefone. É sugerido fazer uma revisão de suas configurações de privacidade em cada um desses canais.

 

Player de vídeo:

Fique atendo as solicitações de atualização no ato de assistir um vídeo, não atualize! Essa é uma estratégia bem comum para seu dispositivo ser contaminado. Caso seja necessário, sempre realize a atualização a partir do sistema operacional do seu equipamento ou novamente, assista vídeos de sites confiáveis e renomados.

 

Atualização:

É indispensável manter seu sistema operacional atualizado, é diante desses pacotes de atualização que as empresas oferecem recursos aprimorados de segurança, programe-se e realize a atualização sempre que solicitado.